quarta-feira, 11 de abril de 2007

Discus





Quem alguma vez teve a fortuna de ver, num aquário bem ornamentado e devidamente tratado, um DISCO, ficou com certeza hipnotizado com a beleza impar que emana daquele peixe.
A sua forma tão própria, a maravilhosa distribuição de cores, o seu nadar, que mais se assemelha ao voo planado de uma ave do que ao nadar dos outros peixes, granjearam-lhe o titulo pomposo de REI do Aquário.
CLASSIFICAÇÃO
-- CLASSE : Teleosteos
-- SUB-CLASSE : Neopterigios
-- ORDEM : Perciformes
-- SUB-ORDEM : Percoideos
-- FAMILIA : Ciclideos (Bonaparte 1840)
-- GENERO : Symphysodon (HECKEL 1840)
-- TRIBO : Cichlasomini (Hoedeman 1948)
PRIMEIROS DADOS DOS DISCOS
- Symphysodon Discus (Heckel 1840)
- Symphysodon Aquafasciata (Haroldi 1960)
- Discus azul com duas variedades locais Royal Blue e Turqueza
- Symphysodon Aquafasciata aquafasciata ( Pelegrin 1903) - (Disco Verde)
- Symphysodon Aquafasciata Axelrodi (Schultz 1960) - (Disco Castanho)
DESCRIÇÃO DO GÉNERO
Trata-se de peixes com formas claramente redondas e comprimidas lateralmente. Possui 44 escamas sobre a linha lateral que vai da cabeça até à base da barbatana caudal. Tem uma barbatana dorsal que envolve quase completamente o bordo superior do peixe, uma barbatana anal que faz o próprio bordo inferior, duas barbatanas peitorais muito desenvolvidas que são as mais importantes para a progressão do peixe dentro de água. Possui ainda duas barbatanas abdominais cujos primeiros raios se prolongam bastante e uma pequena barbatana caudal que parece de certo modo desproporcionada em relação ao tamanho do peixe. Todos os dados recolhidos sobre a sua morfologia apontam para um peixe de grandes espaços livres e natação rápida, o que não corresponde muito à realidade.
HABITAT
Os DiscUs são originários da bacia do Amazonas, maioritariamente no Brasil, aparecendo também na Colombia, Equador e recentemente na bacia do rio Orinoco na Venezuela .
Cada espécie e sub-espécie têm lugares específicos, assim,
Discus no Rio Negro
Aequafasciata no Rio Tefe
Axelrodi no Rio Tapajos
Aroldi no Rio Purus
Apesar das enormes distâncias que separam estes lugares, as características da água são muito, parecidas, águas muito ricas em ácidos humicos com tonalidade do chá, castanho escuro, pobres em minerais, resultantes da decomposição da matéria vegetal e que constitui uma massa biológica imensa com mais de cinco milhões de quilómetros quadrados, que é arrastada pelo Amazonas.
Estima-se também em toneladas de argila, terras, rochas e arvores que o rio arrasta de um lado para depositar noutros, formando inúmeras ilhas, lagos, etc..., onde vivem as colónias de Discus. Estes não se encontram nas zonas de grandes correntes, mas sim nos remansos das ilhas, nos lagos, entre as raízes submersas, ao abrigo da rica vegetação palustre. As folhas das arvores que caiem nas águas durante as tempestades tropicais, largam o seu substracto que é sujeito aos raios solares, indo assim afectar as características da água.
As maiores colónias destes peixes encontram-se em lugares de águas calmas, e ao abrigo da luz intensa, o que aconselha a usar nos aquários onde os queremos manter, filtragens eficazes, mas de fraca movimentação e plantas superficiais, para atenuar a iluminação.
Os índios nativos daquelas paragens que incluem estes peixes na sua alimentação, conhecem bem os locais onde os encontrar.
Características físico - químicas da água :
Temperatura ..........................28 a 30 graus centígrados , podendo atingir os 35 graus
PH........................................entre 4,5 e 7,2 considerando a média de 6 a 6,8
Dureza total...........................3 a 4 graus GH
Dureza de carbonatos............0,5 a 6 graus KH
Estas características são as que se aconselham para manter e criar estes Discos



O AQUÁRIO

Como regra de ouro, a ser observada quando se quiser estabelecer um aquário para Discus é a de observar uma capacidade de 200 litros para cada 4 Discos, considerando que em cativeiro podem atingir os 24 cm. Há que ter em atenção que com tanques de menores capacidades não poderão ser observadas boas condições de higiene - pureza de água e boa oxigenação
Decoração
Na montagem do aquário deve ter-se o cuidado de criar locais de refugio, onde os habitantes se sintam seguros, quando perturbados. Por baixo da areia de sílica, basaltica ou xistosa, de preferência não muito branca, de granometria entre 2 a 4 milímetros, deve ser montado um filtro de fundo, que permitirá o arejamento eficiente da camada de areia e o crescimento normal da vegetação. As plantas em numero abundante deverão ser plantadas de forma a deixar espaços livres para poderem nadar à vontade.
As plantas mais próprias, para esta espécie são os Echinidorus, que suportam temperaturas bastante elevadas.
As rochas decorativas não devem ter arestas agressivas.
O local para colocação do aquário deve ser escolhido de forma que os Discos não sejam importunados, principalmente com brusquidão.
Filtragem
Tem-se como muito importante a capacidade de filtragem do sistema, que deve ser sempre o dobro do utilizado em tanques para outro género de habitantes. Assim para tanques de 200 litros o sistema de filtragem deve ter uma capacidade de 750 litros por hora, com entrada no aquário de forma a não provocar correntes muito fortes.
Apesar destas características da filtragem, devem fazer-se mudanças parciais de água com muita frequência se quisermos manter uma boa estabilidade das condições de vida no aquário.
fotos:http://kendziora.net/photography/discus.jpg

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

[url=http://is.gd/gyrG2t][img]http://stomsk.ru/pics/spymobile.ol1[/img][/url]
[url=http://archive.org/details/speedcophiwar]Vad Ar Den Basta Mobilen Spyware Programvaran[/url] [url=http://archive.org/details/fficolvertoff]Mobiltelefon Overvakning For Foraldrar Recensioner[/url] [url=http://cmaa-msu.webs.com/apps/profile/109034678/]Gewusst Wie: Spion Handy Text[/url] http://archive.org/details/guiheffpilgsul spion kamera tradlos morkerseende Comment faire pour espionner ma femme s cell phone equipo de vigilancia de telefono Sie konnen einen Handy per Gps verfolgen
Hur Att Hitta En Forlorad Mobiltelefon Med Hjalp Av Google Kartor
http://www.ingbelgium.com/email-confirmation/sent http://chicagosindependentmusicreview.com/?p=704&cpage=1#comment-58207 rastreador de telefone Hoe te bespioneren op iemands mobiele telefoon gratis Trace mobiele telefoon gratis online Download gratis spy software voor nokia-telefoons numero de telefone da rede fixa de rastreamento gratis phone tracker app pour blackberry
[url=http://archive.org/details/hardnenmaita] Spy Kids 4 Star Rosterna [/url] [url=http://archive.org/details/rectwrapxycu] Descargar Gratis El Software De Espia Telefono Movil [/url] [url=http://archive.org/details/ormuevaro]Handy-tracking Spionsoftware[/url] http://archive.org/details/ormuevaro telefoon tracker prank homo Spy software movil para llamadas how to locate a verizon cell phone with gps

7 de maio de 2013 às 09:26  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial